Como uma organização, você precisa adotar uma estratégia de BCDR (Business Continuity and Disaster Recovery) que mantenha seus dados seguros enquanto viabiliza que seus aplicativos e cargas de trabalho funcionem durante a ocorrência de interrupções planejadas ou acidentais, que indisponibilizem o acesso ao seu ambiente de TI.
O Site Recovery foi criado para suportar essa demanda, replicando as cargas de trabalho em execução em máquinas físicas e virtuais (VMs) de um site Origem On-Premise ou Cloud para um site de DR no Azure. Quando uma interrupção ocorre na origem, você faz o failover para o Azure e acessa os aplicativos que passam a operar na nuvem Microsoft. Quando o funcionamento do ambiente Origem é normalizado, você pode efetuar o processo de failback, trazendo o trabalho atualizado para a origem.
A abordagem de 3 etapas da UBIK é bastante eficiente para a implementação de um DR no Azure.
O passo inicial para se considerar um DR é compreender o funcionamento do ambiente origem, em especial, considerando 2 aspectos:
1. Identificação das cargas de trabalho – é necessário registrar quais os serviços críticos a contingenciar, para então, identificar quais as cargas de trabalho que suportam esses serviços;
2. Identificadas as cargas, é preciso mapear o suporte e o consumo de recursos que elas demandam, para que se possa dimensionar um ambiente de DR adequado para a execução.
A UBIK fará o levantamento desses dados por meio de um processo de Assessment do ambiente do cliente, que pode ser feito com diferentes ferramentas, a serem definidas pela UBIK com base no volume de cargas de trabalho a considerar para o DR e no tempo disponível para essa ação.
Concluído esse levantamento, bastará a definição das condições para o acionamento e o retorno do DR pela equipe do cliente para que seja possível a montagem de um projeto.
Para este serviço Cloud, a análise do licenciamento demandado e dos serviços para implantação pode ser tornar complexa na proporção da quantidade e recursos envolvidos nas cargas de trabalho. Por essa razão, o modelo de atuação da UBIK para este cenário inicia sempre pelo processo de Assessment do ambiente.
Com o resultado, a equipe de consultores da UBIK efetuará a análise de demanda e indicará a forma mais adequada de alocação de recursos e de licenciamento para cada cenário DR identificado com o Cliente.
Tanto a configuração do ambiente e replicação dos dados, quanto os testes de acionamento e retorno do ambiente para DR são suportados pela equipe da UBIK no projeto.
Criado o ambiente com base no resultado do Assessment, o processo de adoção se resume ao teste e validação das condições de acionamento e retorno previstas para o DR.
Um processo básico de “hands-on” para o acionamento do DR pelo cliente conclui o Plano de Adoção.
Preencha com seus dados para Aquisição, Licenciamento ou Dúvidas